Pesquisa Ancestrais

Prezados/as,

temos recebido algumas solicitações referente a dados de imigrantes alemães no período de meu estudo (1824 a 1830).

Durante a nossa pesquisa envolvendo os 42 navios que trouxeram imigrantes alemães para o Brasil estimamos que o número destes imigrantes que chegaram neste período está entre 11.000 e 12.000.

Para atender os interessados, levando em conta a cada vez maior complexidade e também o tempo cada vez maior dispensado nestas consultas, iremos implementar um serviço pago (por uma taxa simbólica):

  • Pesquisa simplificada de ancestrais alemães que chegaram preferencialmente no período de 1824 a 1830. Procura de dados básicos do imigrante nos meus livros publicados, na minha biblioteca particular e num banco de dados particular digital com informações não publicadas (Taxa de serviço de R$ 80,00).

Objetivos Principal: Localizar a entrada do imigrante no Brasil, avulso (solteiro) ou família.

Objetivos Secundários: Identificar o navio de transporte, a origem e o destino inicial no Brasil.

Para solicitar o serviço acesse o Formulário da Pesquisa Simplificada de Ancestral (clique no link)

Prencha o formulário, clique em “Enviar” e aguarde as orientações pelo e-mail informado.

Condições gerais deste serviço:

– O serviço consiste em localizar a entrada do imigrante (que tenha imigrado ao Brasil entres os anos 1824 e 1830) e em fornecer dados básicos do imigrante e sua família (quando for o caso), como nomes, idades, local de origem, colônia para onde foram, navio de transporte, etc. (quando os dados estiverem disponíveis).
Não se trata, portanto, de um serviço da genealogia dos descendentes do imigrante.
– O serviço não inclui a busca ou fornecimento de registros civis, religiosos ou de qualquer outra ordem.
– Prazo de resposta com informações do imigrante: aproximadamente 15 dias após o contato inicial.
– A chance maior de sucesso no momento é no RGS (maiores informações disponíveis).
– É possível que o imigrante não seja encontrado ou as informações sobre ele. Infelizmente um número considerável de imigrantes que atuaram no exército de D. Pedro I, e também de colonos, não possuem registro de entrada no Brasil.
– No caso de imigrante não localizado, ele ficará em nossa lista de imigrantes pendentes de localização, tendo em vista que na continuidade de minha pesquisa eles possam ser localizados e o solicitante da consulta será informado.

Caso a pesquisa seja viável, iremos enviar, sempre que disponível, o nome do imigrante e suas variações, data de chegada, navio que o transportou, nome e idade dos familiares, de onde vieram e para onde foram.

Atenciosamente,

Ademar F. Fey

Atualização: 18/02/2025