Arquivo mensal: outubro 2021

Palestra sobre a lenda do veleiro Cäcilia em Dois Irmãos/RS em 2019

Palestra sobre a lenda do veleiro Cäcilia em Dois Irmãos/RS em 2019

No ano de 2019, em função das descobertas reveladoras da viagem do veleiro “Cäcilia”, fui convidado para proferir uma palestra na cidade de Dois Irmãos no RS.

Com as novas descobertas publicamos um livro comprovando que os imigrantes vieram realmente no Navio Helena Maria e que, por algum motivo indefinido, deram a este navio veleiro o apelido de “Cäcilia”.

Os passageiros do veleiro Cäcilia foram enviados para a colônia de Dois Irmãos (1829) e supostamente seriam os fundadores da citada colônia.

Em 2025 descobrimos que na realidade os passageiros do veleiro Epaminondas chegaram antes na colônia de Dois Irmãos (entre o fim do ano de 1827 e primeiro semestre de 1828).

Baixe a apresentação sobre o veleiro Cäcilia neste link

Os dados do resumo desta apresentação podem ter sofrido atualizações em nosso livro Navio Cäcilia: Lenda & Realidade 1a ed. 2019.

Confira neste link os dados do livro sobre o veleiro Epaminondas

Atte.,

Ademar F. Fey

ademar.fey@ademarfey

22/10/2021

Atualizado em 02/12/2025

Resumo da apresentação Imigração alemã no Brasil: Navios e Passageiros Anos 1824 a 1830

Resumo da apresentação Imigração alemã no Brasil: Navios e Passageiros Anos 1824 a 1830

A apresentação resume os principais dados sobre a quantidade de imigrantes e de navios no período de 1824 a 1830, além de alguns aspectos da Imigração Alemão no Brasil.

10a Reunião Virtual do Grupo de Imigração Alemã no Brasil

Qualquer informação adicional será bem-vinda!.

Baixe o resumo da apresentação neste link

Os dados do resumo desta apresentação podem sofrer atualizações em nosso livro “Imigração Alemã no Brasil: Navios e Passageiros Anos 1824 a 1830 – 7a ed 2024”

Atte.,

Ademar F. Fey

ademar.fey@ademarfey

22/10/2021