Navio Cäcilia
Deutsch Version English Version (clique no link para acesso às versões)
No estudo da imigração alemã no Rio Grande do Sul/Brasil encontramos mais de 40 navios no período de 1824 a 1840 (Fey).
Entre estes navios uma história se destaca: a viagem do navio Cäcilia.
A viagem deste navio completou 190 anos neste ano de 2017.
Segundo os escritores gaúchos ligados à emigração alemã, o navio Cäcilia teria partido de Bremen ou Hamburgo em janeiro de 1827, tendo uma viagem desastrada.
O navio teria sofrido sérias avarias durante uma tempestade no Mar do Norte, Inglaterra, entre 12 e 13 de janeiro daquele ano.
O navio teria perdido os três mastros e após algum tempo socorrido por um barco inglês e rebocado até o porto de Plymouth ou Falmouth, na Inglaterra.
Com pequenas variações esta história vem sendo replicada em vários sites e livros desde 1924, quando o Padre Amstad publicou seu livro em comemoração ao centenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul.
De lá para cá surgiram várias versões do relato da viagem.
Para alguns escritores o navio partiu de Bremen, para outros de Hamburgo.
Na versão de alguns escritores o navio foi rebocado para Plymouth e segundo outros para o porto de Falmouth.
Ainda alguns questionam a data da saída: para alguns seria em 1827 e para outros em 1828.
Mais recentemente uma nova versão surgiu onde se diz que na realidade este navio não existiu e o se nome foi trocado, por algum motivo desconhecido.
O certo é que muitos dos náufragos deste navio, tenha existido ou não, vieram em 1829 para o Brasil a bordo do Navio James Laing (veja a relação dos passageiros na página correspondente na página inicial do blog).
Esta página do blog busca divulgar informações desta viagem que marcou a imigração alemã no Rio Grande do Sul.
Faça o upload do artigo gratuito que trata do navio Cäcilia neste link artigo veleiro Cäcilia
Em junho de 2018, confirmou-se que o navio partiu da Holanda, em janeiro de 1828 e que seu nome na realidade era “Helena Maria”.
Em face destas novidades, publiquei um livro sobre este veleiro em abril de 2019 (maiores detalhes no link “Veleiro Cäcilia”).
Se você tiver conhecimento de algum relato dos imigrantes ou descendentes que realizaram esta viagem e quiser compartilhar favor entrar em contato (consulte a página “Contato” de nosso blog).
Grato,
Ademar F. Fey
Caxias do Sul, 25 de Julho de 2017
Fontes:
- FEY, Ademar Felipe. Imigração Alemã no Brasil: Navios e Passageiros Anos 1824 a 1830. Caxias do Sul: Ademar Felipe Fey, 2018.
- HUETTENBERGER. Heimlich nach Brasilien (A forgotten Palatine emigration to Brazil). Disponível em: <http://www.huettenberger.homepage.t-online.de/FR.htm>. Acesso em 15/05/2017.
- HUNSCHE, Carlos e ASTOLFI, Maria. O Quadriênio 1827-1830 da Imigração e Colonização Alemã no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora GxW, 2004.
- ROSA, Gilson Justino da. Imigrantes Alemães (1824-1853). Est: Porto Alegre, 2005.
- PADRE AMSTAD. Cem Anos de Germanidade no Rio Grande do Sul. Unisinos, São Leopoldo, 1924.
- FAMÍLIA GAUER. História da Família Gauer.Disponível em: <http://www.familiagauer.com.br/historia_imigracao.htm>. Acesso em 15/05/2017.
- PAROQUIA MARTIN LUTHER. Imigração No RS e no Brasil. Disponível em: <http://www.mluther.org.br/Imigracao/imigracao.htm>. Acesso em: 15/05/2017.
- MUNICÍPIO DE DOIS IRMÃOS/RS. História do Município de Dois Irmãos. Disponível em: <http://www.doisirmaos.rs.gov.br/doisirmaos/historia>. Acesso em: 15/05/2017.
Utilização dos dados nesta página pode ser feita desde que citada a fonte.
Última atualização: 06/05/2019.