Arquivo mensal: julho 2024

Os Fundadores das colônias alemãs de Dois Irmãos, Ivoti e São José do Hortêncio no RGS

Os Fundadores das colônias alemãs de Dois Irmãos, Ivoti e São José do Hortêncio no RGS

Comemoração dos 200 Anos da Emigração Alemã no Brasil – 22/07/2024

Durante o biênio 2023 e 2024 estudamos a leva de imigrantes de origem alemã que foram trazidos para o Brasil no navio veleiro Epaminondas.

Esta leva foi associada também a um veleiro chamado de “Fliegender Adler” pelos antigos historiados. Na verda, esta também foi ma lenda da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. O nome correto do navio veleiro é “Epaminondas”.

Um outro ponto importante de nossa pesquisa foi constatar que a leva do Epaminondas foi antecessora da leva do navio veleiro “Cäcilia (outra lenda – ele se chamava de “Helena Maria“) e ocupou as colônias de Dois Irmãos, Ivoti e São josé do Hortêncio entre o fim de 1827 e o início de 1828.

Estas questões nos revelam a importância da pesquisa realizada> Os dados desta pesquisa estão contemplados em dois trabalhos.

Ensaio/Artigo Os Fundadores das colônias alemãs de Dois Irmãos, Ivoti e São José do Hortêncio no RGS

Livro “Navio Epaminondas – ano 1827: Imigração Alemã no Brasil

Clique nos links e obtenha maiores informações ( o arquivo pode ser baixado gratuitamente e o livro já está publicado e disponível para aquisição).

Boa leitura!

Ademar felipe Fey

22/07/2024

Atualizado em 04/11/2024

Veleiro Epaminondas (Fliegender Adler)

Veleiro Epaminondas (Fliegender Adler)

O veleiro Epaminondas foi o que trouxe a segunda maior leva de imigrantes (526 almas) ao Brasil, ficando atrás apenas do veleiro Olbers, no período de 1824 a 1830.

Numa pesquisa realizada durante os anos de 2023 a 2024 localizamos a origem e o destino dos imigrantes que vieram com este veleiro.

Constatamos também que os passageiros do Epaminondas foram aqueles que a tradição oral e escrita da História da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul afirmava que teriam vindo no veleiro “Fliegender Adler“.

Este último veleiro não existiu, tendo sido um apelido que os imigrantes deram ao navio.

Conheça detalhes (incluindo lista dos sobrenomes das famílias dos imigrantes) de uma das mais detalhadas viagens dos imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul, sendo eles os colonizadores das colônias de Dois Irmãos, Ivoti e São José do Hortêncio (RGS) neste link livro Veleiro Epaminondas.