História da Imigração Alemã no Brasil e Rio Grande do Sul

Breve Introdução à história da imigração alemã no Brasil e Rio Grande do Sul.

Deutsch Version    English Version    (clique no link para acesso às versões)

No início do século XIX  os estados independentes que hoje compõe a Alemanha viviam sob o impacto de quase 100 anos de conflitos militares e ainda sentindo o efeito da revolução industrial.

Em muitos estados na Alemanha havia desemprego nas cidades e pouco trabalho no campo.

Ao mesmo tempo o Brasil emergia como um Império que procurava se tornar independente de Portugal.

Dom Pedro I auxiliado pela Imperatriz Leopoldina estabeleceram uma política de incentivo à migração dos cidadãos alemães para o Brasil.

Os objetivos basicamente seriam dois: primeiro, o de colonizar a província de São Pedro (hoje o estado do Rio Grande do Sul) incentivando o sistema de pequenas propriedades e o segundo, de povoar o estado, incluindo nessa estratégia a formação de regimentos de soldados para defender a fronteira brasileira contra eventuais inimigos de países vizinhos.

Incentivados ou não pelas promessas dos emissários brasileiros ns Europa o fato que é um número importante de alemães vieram para o Brasil, e especialmente para o estado do Rio Grande do Sul a partir de 1824.

O período de 1824 a 1830 é chamado do primeiro ciclo da imigração alemã no Brasil,

Também é fato que os primeiros imigrantes tiveram muitos infortúnios tanto nas viagens da Europa para o Brasil, como na chegada, além de problemas no início dos trabalhos nas colônias que lhe foram destinadas.

Mortes frequentes nas viagens, longo tempo de espera para destinação das colônias onde iram viver e a vida dura nas colônias, enfrentando a mata, animais e os bugres (descendentes dos índios que habitavam o estado), foram alguns dos problemas enfrentados pelos imigrantes alemães.

Apesar destas adversidades, às vezes inimagináveis, os emigrantes superaram a tudo e a todos e colaboraram para tornar o estado do Rio Grande do Sul um dos mais importantes do Brasil.

Neste ano de 2017 comemoramos em 25 de julho, dia do colono. 193 anos da Imigração e Colonização Alemã no Rio Grande do Sul (1824-2017).

A partir da colônia estabelecida em São Leopoldo (como hoje é conhecida) os imigrantes alemães foram se estabelecendo em várias localidades como Torres, São Sebastião do Cai, Santa Maria, Santa Cruz, Nova Petrópolis, Dois Irmãos, Ivoti, Bom Princípio, entre outras.

Ademar Felipe Fey

agosto de 2017

atualizado em 15/11/2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s