Projeto 2023-2024 – Imigração Alemão no Brasil
Prezados,
para minha modesta contribuição para a comemoração dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, que se dará em meados do ano que vem, vou pesquisar sobre os veleiros Fliegender Adler e Epaminondas que trouxeram imigrantes da “Alemanha” para o Brasil em 1827.
Foi uma leva de imigrantes bastante numerosa (em torno de 500 imigrantes) que vieram, salvo qualquer informação ao contrário, para o RGS.
Na realidade trata-se de um dos últimos mistérios da 1a fase da imigração alemã no Brasil (1824 a 1830).
Não se encontrou maiores detalhes do veleiro Fliegender Adler.
Neste link você pode baixar a lista de sobrenomes que possivelmente estavam em um dos dois navios desta pesquisa Famílias imigrantes do Fliegender Adler ou Epaminondas
Qualquer contribuição efetiva é bem-vinda, tanto pelo nosso blog como pelo e-mail ademar.fey@gmail.com.
Procura-se qualquer relato, passaporte, carta, informação familiares dos imigrantes do ano de 1827 que foram para o RGS.
O colaborador receberá um desconto substancial na publicação digital produto desta pesquisa do biênio 2023/2024.
Eventuais interessados numa coautoria de uma publicação no idioma alemão desta pesquisa pode me contatar pelo e-mail acima informado.
Grato a todos.
Ademar F. Fey
13/04/2023